Kol Nidrei – A Melodia Tradicional do Yom Kippur Incrustada na Alma Judaica

Milhares se reúnem para oração no Muro das Lamentações em Jerusalém antes do Yom Kippur em 2013. (Dror Garti/Flash90)

Kol Nidrei, recitado no início de Yom Kippur, na verdade não tem nada a ver com o dia mais sagrado do calendário hebraico. A melodia, no entanto, está embutida na alma judaica.

Com a recitação de Kol Nidrei, Yom Kippur, o Dia da Expiação, é oficialmente inaugurado.

Selichot no Muro das Lamentações em Jerusalém

Todos os rolos da Torá são removidos da arca e depois desfilados ao redor da sinagoga para que todos se beijem. Os rolos da Torá são então mantidos por membros proeminentes da congregação durante o Kol Nidrei.

Talvez a seleção mais esperada de todas as orações do Yom Kippur seja a de Kol Nidrei. Os preparativos para Kol Nidrei são de alguma forma capazes de despertar um sentimento inexplicável de reverência e responsabilidade religiosa.

Embora muitos não sejam pontuais ao frequentar os cultos da sinagoga, parece que ninguém arriscaria perder o canto de Kol Nidrei. Pode-se notar que é o único serviço de oração noturno do ano em que um talit (xale de oração) é usado por adoradores adultos do sexo masculino.

A parte mais intrigante disso, no entanto, é que Kol Nidrei não tem nada a ver com Yom Kippur, nem mesmo com oração e arrependimento para esse assunto. Kol Nidrei é simplesmente uma fórmula talmúdica para a anulação de votos. Acredite ou não, embora Kol Nidrei seja antigo, houve inúmeras tentativas de excluí-lo da liturgia do Yom Kippur.

Argumenta-se que a justificativa para manter o Kol Nidrei como parte do serviço deve ser encontrada na ideia de que não se deve entrar no Yom Kippur com votos religiosos que pode ter feito involuntariamente e deixado sem cumprimento, pois seria impróprio aproximar-se de Deus em tal estado.

Além disso, o não cumprimento dos votos é considerado uma violação grave da Torá. Com toda essa ênfase na anulação de votos, Kol Nidrei também nos ensina o poder da fala.

Não se engane, Kol Nidrei não nos absolve de nossos votos no que se refere a compromissos pessoais com nossos semelhantes. Kol Nidrei refere-se apenas aos votos religiosos feitos entre um indivíduo e Deus. Ainda somos obrigados a cumprir os compromissos assumidos na esfera humana e a restituir adequadamente onde esses compromissos não podem, por algum motivo legítimo, ser cumpridos.

Curiosamente, Kol Nidrei continua sendo uma das poucas orações recitadas em aramaico. A razão pode ser que o aramaico era a língua vernácula nas antigas comunidades judaicas da Babilônia, onde a oração provavelmente era composta.

Alguns estudiosos argumentam, no entanto, que a oração encontra sua origem na Espanha e em Portugal e que as palavras “permitimos a oração com pecadores” podem estar se referindo aos marranos e conversos (que se converteram sob extrema pressão ao catolicismo). No entanto, outros estudiosos não têm ideia de onde Kol Nidrei veio.

Independentemente das origens misteriosas desta oração assombrosa, combinada com as muitas tentativas frustradas de acabar com ela, vemos que de alguma forma Kol Nidrei se incrustou na alma do povo judeu, como pode ser visto na história a seguir.

Quando Reb Leizer, de Czenstochow, saiu dos portões de Buchenwald, um campo de concentração nazista, partiu para encontrar seu filho mais novo, que havia depositado com os gentios por segurança. Sua primeira parada, é claro, foi vasculhar os mosteiros, mas não teve sucesso.

Reb Leizer então decidiu vagar de aldeia em aldeia com um órgão e tocar seu instrumento nos mercados. À medida que mais e mais crianças se reuniam para observá-lo, ele tocava Kol Nidrei. Ele então observaria seus rostos para qualquer reação.

Se ele visse o reconhecimento da melodia nos rostos das crianças, ele os lembrava de que eram judeus e os fazia procurar seus pais e sua fé.

De acordo com a história, Reb Leizer nunca encontrou seu filho, mas ajudou dezenas de crianças judias a recuperar sua conexão com o povo judeu.


Publicado em 05/10/2022 10h03

Artigo original: