Como a história da criação é a resposta para a paz no Oriente Médio

Geradores eólicos em Israel

Quando Hashem começou a criar o céu e a terra?

b’-ray-SHEET ba-RA e-lo-HEEM AYT ha-sha-MA-yim v’-AYT ha-A-retz

Genesis 1:1

Um velho amigo meu costumava aprender na Mercaz HaRav Yeshiva (escola para estudo de Torá) em Jerusalém. Enquanto estudava lá, ele costumava visitar o rabino Zvi Yehuda Kook, líder do movimento sionista religioso, que era muito idoso na época. Em uma visita, meu amigo perguntou ao rabino como ensinar a seus filhos a história da criação em Gênesis. O rabino Kook respondeu: “Você começa com ‘saia da sua terra natal e da casa de seu pai para a terra que eu lhe mostrarei’ (Gn 12:1).”

Com medo de que o rabino não tivesse ouvido direito, ou talvez estivesse confuso, ele repetiu a pergunta.

“Sim”, disse o rabino Kook. “Comece com: ‘Saia de sua terra natal’. A história da criação é muito profunda e complexa para ser ensinada às crianças.”

Todas as pessoas no mundo inteiro estão familiarizadas com a história bíblica da criação, pelo menos até certo ponto. Quem não sabe que o mundo foi criado em seis dias com Deus descansando no sétimo? No entanto, é provavelmente a história menos compreendida em toda a Bíblia. É também a parte da Bíblia que é mais refutada pelos não crentes. Sem realmente entender a história da criação, muitas vezes ela é descartada como “não científica”.

É essa ignorância das origens do mundo e da humanidade que levou ao atual conflito político no Oriente Médio.

Eu estava na classe de nível mais alto na yeshiva, mas sempre senti que havia lacunas no meu aprendizado. Então escolhi uma mesa ao lado da aula de iniciantes ministrada pelo rabino Natan Seigel, de abençoada memória. Um homem de pequena estatura, mas de espírito expansivo, o rabino Seigel teve uma enorme influência em minha jornada para a Torá. Com uma mão gentil e uma inteligência pronta, ele apresentou um grupo desorganizado de jovens ao mundo ortodoxo que parecia tão intimidador. Como você pega um jovem, recém-saído de uma universidade americana ou de uma comunidade hippie, e mostra a ele que existe uma verdade mais profunda que nenhum de seus professores sabia que existia? Eu ouvia de lado enquanto o rabino Seigel fazia exatamente isso todos os dias.

Um dia, ele deu uma tarefa à sua classe: memorizar o primeiro comentário de Rashi (comentário escrito por um erudito medieval chamado Rabi Shlomo Yitzchaki) na Torá. Eu estava perplexo. Rashi é o comentário mais básico da Torá e, embora seja útil para a compreensão do texto, está escrito em linguagem concisa, com entradas curtas que aparentemente não são particularmente profundas ou filosóficas. Eu aprendi Rashi o tempo todo e provavelmente tinha lido centenas de comentários curtos. Eu não entendia por que o rabino Seigel achava que esse Rashi em particular era um elemento necessário da educação de um judeu e uma ferramenta necessária em sua caixa de ferramentas espiritual. Então abri minha Bíblia com o comentário de Rashi e completei a tarefa do rabino Seigel, aprendendo o comentário de Rashi sobre a primeira palavra da Bíblia.


“Rabi Yitzchak disse que a Torá não precisava começar aqui, mas deveria ter começado com ‘Este mês será para você?’ (Êxodo 12:2), que é a primeira mitsvá que Israel foi ordenada.”


Rashi estava sugerindo que não havia necessidade de a Torá começar com a história da criação. Afinal, ele teorizou, a Torá é um livro de leis. Portanto, deveria ter começado com a primeira lei ordenada ao povo judeu. Rashi estava se referindo ao mandamento de santificar a lua nova que foi dado aos judeus quando eles deixaram o Egito. Este mandamento estabeleceu Nisan como o primeiro mês do calendário hebraico.

“Então, por que a Torá começou com ‘No princípio (ou seja, criação)?” perguntou Rashi. “Por causa do versículo:


Ele revelou a Seu povo Suas obras poderosas, dando-lhes a herança das nações. Salmos 111:6


Rashi explica:


“Se as nações do mundo disserem aos judeus: ‘Vocês são ladrões, que conquistaram a terra das sete nações’, os judeus podem responder: ‘O mundo inteiro pertence a Deus, Ele o criou e o deu a quem Ele viu se encaixar. Era Sua vontade dar-lhes a Terra de Israel, e era Sua vontade tirá-la deles e dá-la a nós”.


Em outras palavras, Rashi está dizendo que todo o propósito de incluir a história da criação na Torá é para poder refutar as alegações de outras nações do mundo de que o povo judeu não tem direito à terra de Israel, e que eles roubaram dos outros!

Ao relembrar minhas memórias desses dois grandes professores, Rabi Kook e Rabi Seigel, percebo que há um tema subjacente unificador em seus ensinamentos. O rabino Seigel estava tentando incutir em seus jovens alunos que o ponto principal da criação era que eles servissem a Deus como judeus na terra que Ele lhes deu. Da mesma forma, ao dizer ao meu amigo para ensinar a criação começando com a ordem de Deus a Abraão para viajar para a Terra Prometida, acho que o rabino Kook estava insinuando uma mensagem semelhante: o ponto principal da história da criação foi dado na primeira ordem de Deus a Abraão , vá para Israel.

A Bíblia não é um livro de leis. Pelo contrário, é inteiramente um livro que descreve a relação entre Deus e os judeus. Esta relação é manifesta na Terra de Israel. Mesmo as histórias da Bíblia que precedem o encontro de Abraão com Deus contêm mensagens sutis sobre a conexão do povo judeu com a terra. Aqueles que entendem compreenderão e internalizarão essas mensagens, enquanto aqueles que são ignorantes ou não-crentes estão perdendo todo o sentido da criação.


Publicado em 21/10/2022 12h01

Artigo original: