O que os evangélicos de direita e os judeus religiosos israelenses de direita têm em comum?


“Ore pelo bem-estar de Yerushalayim; ‘Que aqueles que te amam estejam em paz.'” Sl 122:6

Nos últimos anos, o maior apoio de Israel veio de uma fonte que anteriormente seria considerada improvável; cristãos devotos. Embora a aliança possa parecer incongruente à primeira vista, os israelenses religiosos de direita estão encontrando muito terreno político comum com os americanos religiosos de direita. E pelo menos um pastor do Texas acredita que essa amizade é baseada na Bíblia.

À medida que a política americana se torna polarizada, a divisão entre liberais e conservadores envolve cada vez mais sua atitude em relação à religião. Um relatório da Pew Research mostrou que 56% dos protestantes evangélicos nos EUA se identificam como republicanos. Isso se compara a apenas 26% que se identificam como democratas.

Isso separa os cristãos dos judeus americanos que são 70% democratas. A exceção são os judeus ortodoxos que votam mais como os evangélicos do que como seus irmãos judeus. 75% dos judeus ortodoxos se identificam como republicanos ou se inclinam para o Partido Republicano.

Da mesma forma, os israelenses de direita também estão se alinhando (e se aliando) com seus equivalentes evangélicos americanos. A questão mais candente em Israel, que cria um grande abismo entre a direita e a esquerda, é a questão do assentamento judaico na Judéia e Samaria. Esta questão é dividida em linhas religiosas. A Pew Research informou que uma sólida maioria dos entrevistados judeus que vivem na Judéia-Samaria (63%) são ortodoxos, incluindo 26% que se identificam como Haredim e 36% que se identificam como Datiim (religiosos).

Essa aliança política em desenvolvimento pode parecer contraintuitiva, unindo cristãos devotos a judeus devotos, tanto em Israel quanto nos Estados Unidos, de uma maneira que transcende as fronteiras religiosas que separam as duas fés há milênios.

O pastor Trey Graham, do First Melissa no Texas, disse ao Israel365 News que, apesar das aparências, os judeus de direita em Israel têm muito em comum com os evangélicos de direita nos EUA.

“Os eleitores escolhem partidos e candidatos com base em valores”, explicou o pastor Graham. “Os eleitores evangélicos na América geralmente se concentram em questões sociais, como a defesa do nascituro, a santidade do casamento tradicional e a família tradicional. Estes são o que chamaríamos de valores bíblicos ou valores familiares. A maioria dos eleitores evangélicos é guiada por esses valores”.

“São questões políticas, mas são valores bíblicos”, acrescentou. “Portanto, não há um terreno comum conectando judeus ortodoxos de direita e evangélicos de direita, além do fato de que muitos desses fabulosos valores familiares vêm dos mesmos versículos da mesma Bíblia que compartilhamos”.

O pastor Graham explicou que, apesar dos valores compartilhados, os eleitores israelenses estão focados em questões diferentes

“Os eleitores de direita em Israel geralmente se concentram em questões de segurança porque vivem sob constante ameaça à segurança”, disse o pastor Graham. “Os valores bíblicos na América concentram-se principalmente em questões éticas ou morais. Os valores bíblicos em Israel incluem essa moral, mas também incluem a soberania do estado de Israel, os direitos concedidos por Deus à terra e a herança histórica do povo judeu à terra. E então esses são valores típicos.”

O pastor Graham explicou que esse “valor bíblico” conectava os cristãos aos colonos judeus ortodoxos em Israel, levando ambos os grupos a votar em seus respectivos partidos de direita.

“Os cristãos americanos acreditam na soberania de Israel e nos direitos bíblicos históricos do povo judeu que vive lá”, disse o pastor Graham. “Não é um valor social bíblico per se, mas é absolutamente um valor bíblico. Isso nos une.”

O pastor Graham explicou que a conexão com Israel permitiu que os cristãos expressassem um valor bíblico que não está disponível para eles nos EUA.

“A Bíblia não me diz que tenho o direito de viver no Texas”, disse ele. “Mas a Bíblia me diz que você tem o direito de viver em Israel. A Bíblia nos dá valores e questões morais que são relevantes em todos os lugares. Mas quando se trata de reivindicações territoriais, isso não é expresso por ser americano, porque você pode ser um eleitor evangélico em Minnesota, no Texas ou em Nova York”.

“Meu entendimento da verdade bíblica é que Deus fez uma aliança com um povo sobre um lugar e esse é o povo judeu na pátria bíblica”, observou ele. “Em muitos lugares da Bíblia, você é instruído a orar por sua cidade, onde quer que você more, mas há apenas uma cidade pela qual você deve orar, não importa onde você viva.”

O pastor citou o Livro dos Salmos:

Ore pelo bem-estar de Yerushalayim; “Que aqueles que te amam estejam em paz. Salmo 122:6

“Os evangélicos se conectam a Israel porque temos uma bênção de sua cidade. Então, como cristão evangélico, devo orar pela minha cidade, onde quer que eu more, pelos líderes e pelo povo. Mas também devo orar por Jerusalém. Porque esse é um mandamento bíblico.”

Apesar do princípio orientador da separação entre igreja e estado, o pastor Graham sentiu que as crenças religiosas deveriam ser parte integrante das considerações políticas de um cristão.

“Quero ser um seguidor dedicado de Jesus, que entende e acredita em sua Bíblia”, disse ele. “A mídia chama isso de sinônimo ou definição de evangélico, mas na verdade é um termo político. Se você quer ser um discípulo de Jesus, um devotado seguidor de Jesus, você precisa tomar todas as decisões políticas com foco bíblico, honrar a Bíblia e ser o mais fiel possível à Bíblia. Portanto, nunca direi a uma pessoa que você não pode votar em um candidato específico por causa de uma determinada política ou plataforma. Direi simplesmente que meu entendimento das Escrituras e minha devoção a Jesus como Salvador são o que impulsiona minha decisão de apoiar candidatos e partidos, levando em conta que nenhum candidato ou partido é biblicamente perfeito”.

O apoio político e financeiro dos evangélicos americanos a Israel tem sido inestimável, mas o pastor Graham enfatiza que o relacionamento é mutuamente benéfico.

“Claro, somos abençoados por abençoar Israel, como diz o Gênesis”, disse o pastor. “Além disso, como pastor, estudo Torá com muitos rabinos judeus religiosos de direita e, portanto, recebo insights incríveis o tempo todo. Essas pessoas também são meus amigos pessoais. E assim, oramos uns pelos outros. Tentamos encorajar uns aos outros a serem bons maridos, pais, cidadãos ou professores da Bíblia.”

Segundo o pastor, a relação entre evangélicos americanos e israelenses religiosos deve ser “uma amizade bíblica, baseada em valores que compartilhamos da Bíblia”.

Mas ele enfatizou que esse relacionamento também era mutuamente benéfico por razões práticas.

“Israel é vital para os interesses nacionais da América”, disse ele. “Devemos ser aliados da única democracia do Oriente Médio. Compartilhamos os princípios fundadores, já que Israel é o estado judeu e a América foi fundada em valores cristãos bíblicos”.

Embora o judaísmo e o cristianismo estejam profundamente divididos em suas visões escatológicas, o pastor Graham acreditava que, à medida que o fim dos tempos se aproximasse, essa aliança se tornaria mais importante.

“À medida que nos aproximamos da redenção do fim dos tempos. Acredito que a parceria entre judeus e cristãos, a amizade entre eles faz parte desse processo de redenção. O que deveria estar acontecendo agora na arena política é que os judeus, em sua arena política e os cristãos na deles, deveriam buscar ser bíblicos, honestos, morais e éticos. Isso abre as portas para amizades pessoais. Mas nada vai parar, acelerar ou retardar o tempo profético de Deus”.


Publicado em 02/02/2023 09h49

Artigo original: