Onde estava Deus durante o Holocausto?

Sobreviventes do Holocausto

Onde estava Deus durante o Holocausto? Nenhum ser humano pode responder a essa pergunta, mas há várias interpretações. Nesta coluna, o rabino Ari Enkin, diretor rabínico da United with Israel, discute alguns.

Judeus em todo o mundo estão agora observando Yom HaShoá, Dia da Memória do Holocausto. Durante essas 24 horas, Israel foi preenchida com serviços memoriais de todos os tipos, a fim de lembrar os seis milhões de vítimas da guerra nazista na Alemanha contra o povo judeu.

Os locais de entretenimento estão sempre fechados, a televisão israelense transmite apenas a programação relacionada ao Holocausto e os rádios tocam música sóbria. Bandeiras em prédios públicos são hasteadas a meio mastro.

Yom HaShoá tornou-se uma observância oficial israelense em 1953, quando foi assinado pelo então primeiro-ministro David Ben Gurion. A data no calendário ocidental muda um pouco a cada ano, pois o Yom HaShoá era definido de acordo com o calendário judaico: o dia 27 da Nissan. Este dia foi escolhido porque era o dia da revolta do gueto de Varsóvia.

As cerimônias do dia começam em Yad Vashem, em Jerusalém, com a iluminação das seis tochas, representando os Seis Milhões.

Como rabino, muitas vezes me perguntam: “Por que Deus permitiu que o Holocausto acontecesse?” Minha resposta é muitas vezes que, embora nunca saberemos a resposta, é importante fazer a pergunta. Mesmo os grandes profetas de Israel não conseguiam entender por que Deus faz algumas das coisas que ele faz ou até permite que aconteça.

Se os profetas não sabiam, como nós podemos saber?

Para citar o profeta Habacuque (capítulo 1, versículo 3): “Por que você permite que a violência, a ilegalidade, o crime e a crueldade se espalhem por toda parte?” Se os profetas não sabiam, como podemos? Mas também se os profetas têm o direito de fazer a pergunta, nós também podemos.

No entanto, uma série de interpretações e abordagens teológicas do Holocausto foram oferecidas por rabinos em todo o espectro do judaísmo. Uma das vozes mais proeminentes no mundo ortodoxo foi a do falecido rabino Menachem Schneerson (1902-1994), também conhecido como o Rebe de Lubavitcher.

O rabino Schneerson rejeitou categoricamente a idéia de que o Holocausto era algum tipo de punição divina. Ele era da opinião de que era um decreto de Deus que não pode ser entendido pela humanidade.

Que maior presunção e que maior insensibilidade há do que dar uma ‘razão’ para a morte e tortura de milhões de homens, mulheres e crianças inocentes? Podemos presumir que uma explicação pequena o suficiente para caber dentro dos limites finitos da razão humana pode explicar um horror de tal magnitude? Só podemos admitir que existem coisas que estão além do conhecimento finito da mente humana. Não é minha tarefa justificar Deus sobre isso. Somente o próprio Deus pode responder pelo que Ele permitiu que acontecesse. E a única resposta que aceitaremos é a Redenção imediata e completa que banirá para sempre o mal da face da terra e trará à luz a bondade e perfeição intrínseca da criação de Deus … Não há absolutamente nenhuma explicação racionalista para o Holocausto, exceto pelo fato que foi um decreto divino … por que aconteceu está acima da compreensão humana – mas definitivamente não é por causa do castigo pelo pecado. Pelo contrário: todos aqueles que foram assassinados no Holocausto são chamados Kedoshim – santos – porque foram assassinados em santificação do nome de Deus … ”

Então, onde estava Deus durante o Holocausto? Ele provavelmente estava ali, ao lado das vítimas, chorando ao ver como suas criações podiam ser más. Queremos o livre arbítrio, e Ele nos deu! Deus não permitiu que o Holocausto acontecesse – a humanidade fez. Como o rabino Akiva disse: “Tudo está previsto, mas o livre arbítrio é dado”.

Talvez se possa sugerir que colocar a culpa em Deus possa ser comparável à situação de um adolescente que implora que você o deixe dirigir seu carro. Embora ele prometa ser cuidadoso e responsável, ele fica bêbado e bate no carro, e depois culpa você por lhe dar as chaves!

Se acreditamos que a humanidade merece livre arbítrio e liberdade de escolha, devemos aceitar as conseqüências das decisões da humanidade, boas e más. Como o rabino Schneerson disse:

“Na Europa pré-guerra, foram os alemães que simbolizaram a cultura, o avanço científico e a moralidade filosófica. E essas mesmas pessoas perpetraram as mais atrocidades conhecidas da história humana!”

Vamos concluir com a mais famosa sobrevivente do Holocausto de todos os tempos, a escritora e ativista de direitos humanos Elie Wiesel, ganhadora do Prêmio Nobel, que declarou: “Depois do Holocausto, não perdi a fé em Deus. Eu perdi a fé na humanidade.”


Publicado em 22/04/2020 12h47

Artigo original:


Achou importante? Compartilhe!


Assine nossa newsletter e fique informado sobre as notícias de Israel, incluindo tecnologia, defesa e arqueologia Preencha seu e-mail no espaço abaixo e clique em “OK”: