Celebrando Shavuot em Israel

Dedicação da Torá (YouTube)

Shavuot é o nome da festa judaica também conhecida como Festa das Colheitas ou Festa das Primícias, celebrado no quinquagésimo dia do Sefirat Haômer. Devido a esta contagem, a festa é também chamada de Pentecostes. Será de qui., 28 de mai. de 2020 a sáb., 30 de mai. de 2020

Qual é a chave para a continuidade judaica? O rabino Ari Enkin explica:

O anjo de Esaú veio atacar nosso antepassado Jacó no meio da noite.

Esse anjo maligno queria destruir o povo judeu. Por que especificamente Jacob? Por que não Abraão ou Isaque? O que Yaakov representa que fez dele a escolha do anjo para o ataque.

O rabino Ari Enkin revela a resposta a esta pergunta, juntamente com o segredo da sobrevivência e continuidade judaicas.

Veja a beleza de celebrar Shavuot em Israel ao longo das décadas, desde uma nação jovem até os tempos modernos.

Crianças ultra-ortodoxas da Kretshnif (dinastia hassídica) marcham durante as celebrações de Shavuot antes do feriado judaico de Shavuot em Rehovot, em 17 de maio de 2018 (Yossi Zeliger / Flash90)

Shavuot é o feriado judaico em que comemoramos a entrega da Torá no Monte Sinai, quando o povo judeu aceitou os mandamentos divinos de Deus.

Veja a beleza de celebrar Shavuot em Israel ao longo das décadas, desde uma nação jovem até os tempos modernos. Uma celebração da colheita, o primeiro fruto (bikkurim) – e de receber a Torá.

Chag Shavuot Sameach!

Shavuot: um tempo de gratidão

Todas as manhãs, um judeu deve acordar e sentir-se afortunado por ter a Torá e a oportunidade de observar seus mandamentos. Lembramos disso ainda mais em Shavuot.

Há um belo ensinamento que liga o feriado de Shavuot à cerimônia de Bar / Bat Mitzvah. Um Bar Mitzvah, é claro, é a comemoração quando um menino faz 13 anos, e o Bat Mitzvah é a comemoração quando uma menina faz 12 anos. Nesse ponto da vida, de acordo com o pensamento judaico, essas crianças se tornam membros adultos da comunidade. A partir dessa era, eles são obrigados a observar as mitzvot (mandamentos da Torá), como todos os outros.

Note-se, no entanto, que o tópico inteiro ou Bar / Bat Mitzvah não pode ser encontrado em nenhum lugar da Torá. A própria Torá não nos diz quando uma pessoa é obrigada a começar a observar as mitzvot. Talvez uma pessoa deva começar a jejuar no Yom Kipur aos quatro anos de idade? Ou aos 11 anos? De onde vêm as idades de 12/13? Como foi decidido? Segure esse pensamento …

Assim, também, em nenhum lugar está escrito que a Torá foi dada no feriado de Shavuot. A Torá nem nos diz em que data foi dada. Shavuot é simplesmente apresentado como um feriado agrícola. Também não há data prevista na Torá para quando celebrar o feriado de Shavuot. Dizem-nos simplesmente que devemos contar 50 dias da Páscoa e depois celebrar o feriado de Shavuot. E se alguém cruzar a linha de dados internacional durante esse período? Pode ser caótico e confuso!

Então, vamos resumir: nenhuma menção quando a Torá foi dada. Não há menção de que o feriado de Shavuot esteja relacionado à entrega da Torá. Nenhuma menção sobre Bar / Bat Mitzvah ou a idade em que alguém é obrigado a observar a Torá. O que está acontecendo aqui?

Um dos destaques do feriado de Shavuot foi a oferta das “Primeiras Frutas”. As primeiras frutas de um fazendeiro foram trazidas ao Templo Sagrado entre grande alarde e cerimônia. Qual é o simbolismo da mitzvá dos Primeiros Frutos? É porque um fazendeiro está sempre muito nervoso com suas colheitas. Ele está sempre preocupado com a recompensa que seus campos produzirão: a quantidade, a qualidade, a diversidade. Um fazendeiro planta seus campos sem saber o que será no final da temporada. Um agricultor nunca sabe quanto ganhará nesse ano, porque tudo depende das colheitas.

Quando o agricultor vê os ‘frutos’ de seu trabalho, ele fica muito feliz. Ele sabe que fará vendas. Ele sabe que terá renda. É durante esse período, especialmente ao obter sucesso, que ele precisa reconhecer quem está no comando. Deus é quem abençoa o esforço do agricultor. Certamente, o fazendeiro se esforça muito e trabalha duro, mas o sucesso é inteiramente a bênção de Deus. O fazendeiro não esquece isso.

Para garantir que o agricultor não esqueça de Deus, ele deve marcar seus primeiros frutos florescendo e trazê-los como uma oferta quando estiverem prontos para serem colhidos.

É explicado que, quando se trata de Shavuot e da entrega da Torá, não precisamos de um lembrete ou mandamento para comemorar. É algo que devemos ser inspirados por nós mesmos a fazer, “marcando” para nós mesmos quando a Torá foi dada e celebrando esse dia todos os anos. Se Deus tivesse nos ordenado a celebrar a entrega da Torá, estaríamos fazendo isso porque precisamos, não necessariamente porque queremos. Às vezes é bom fazer coisas por Deus sem ser solicitado.

E essa também pode ser a razão pela qual não há menção ao Bar / Bar Mitzvah na Torá. Uma mitzvá de barra / bastão é uma época em que um jovem rapaz ou mulher é obrigada a observar as mitzvot. Embora a tarefa possa ser assustadora, esses rapazes e moças devem sentir alegria e entusiasmo por serem membros de pleno direito da comunidade judaica, mesmo que isso signifique maior responsabilidade. Talvez Deus não tenha comandado a cerimônia do Bar Mitzvah porque ele queria que ela acontecesse naturalmente. É simplesmente uma tradição oral que 13/13 é a era da maturidade no judaísmo.

Note-se que Shavuot é referido na liturgia como “o tempo em que a Torá foi dada” e não “o dia em que a Torá foi dada”. Isso ocorre porque a entrega da Torá não foi um evento de um dia. É um evento diário. Todas as manhãs, um judeu deve acordar e sentir-se afortunado por ter a Torá e a oportunidade de observar seus mandamentos.

[https://unitedwithisrael.org/shavuot-a-time-for-gratitude/]

Shavuot: Uma Celebração da Torá e a Totalidade da Tradição Judaica

Nesta semana começa o feriado de Shavuot, comemorando o dia em que recebemos a Torá no Monte Sinai. Como parte dos costumes de Shavuot, lemos o Livro de Rute.

O Livro de Rute foi escrito por Samuel, o profeta, e veremos por que ele escolheu fazê-lo em apenas um momento.

A história de Rute é uma narrativa muito bonita de amor e dedicação, por que foi incluída no cânon do Antigo Testamento? Existem muitos bons livros dos tempos bíblicos que lemos, mas que não fazem parte formal do cânon, como o livro de Judith, o livro dos Macabeus e o livro de Ben Sirah. Além disso, por que lemos especificamente o Livro de Rute no feriado de Shavuot?

É explicado que uma das principais razões pelas quais o Livro de Rute foi escrito era para tranquilizar o mundo que o rei Davi era um judeu legítimo, mesmo que ele descesse de Rute, o moabita. Aprendemos aqui que um moabita que se converte tem permissão para se casar com um judeu.

Não se engane, o casamento de Boaz com Ruth foi controverso, e o debate em torno dele continuou por séculos depois. Isso ocorre porque a Torá parece proibir um moabita de converter ou se casar com um judeu. Como o versículo afirma: “Nem um amonita nem um moabita entrará na Congregação do Senhor [Dt 23: 4].”

Esta afirmação na Torá certamente parece dizer que os moabitas estão fora dos limites! O debate, portanto, enfocou se a proibição contra os moabitas incluía moabitas ou apenas homens.

Uma das razões pelas quais Boaz se casou com Rute foi para declarar publicamente que tais casamentos são permitidos nos casos em que uma mulher moabita se converte adequadamente ao judaísmo. Essa decisão permissiva foi baseada na “lei oral”, que mais tarde formou a base do Talmude. Como o Talmud codifica: “Um macho amonita é proibido, mas não uma fêmea amonita; um homem moabita é proibido, mas não uma mulher moabita.”

Samuel, o Profeta, que ungiu Davi como rei, decidiu escrever o Livro de Rute para deixar claro, de uma vez por todas, que Rute era um judeu legítimo e, por extensão, o rei Davi. Dizem-nos que até o Messias será um descendente de Rute!

Portanto, uma das razões pelas quais o Livro de Rute é lido em Shavuot é demonstrar nossa fé na legitimidade da tradição Oral, mesmo quando aparentemente contradiz a Palavra escrita.

Shavuot nos permite reforçar nossa crença e compromisso com a lei oral. Acreditamos que não somente a Palavra escrita foi dada no Monte Sinai, mas também a Lei Oral – a tradição oral. Como tal, Shavuot é uma celebração da Torá e, igualmente importante, a totalidade da tradição judaica.

[https://unitedwithisrael.org/shavuot-a-celebration-of-torah-and-the-totality-of-jewish-tradition/]

Judeus em todo o mundo celebrarão Shavuot – o dia em que o povo judeu recebeu a Torá no Monte Sinai. Você provavelmente viu o filme … mas não se esqueça de ler o livro!

É costume comer laticínios em Shavuot, e nós vamos lhe dizer o porquê! De fato, compartilharemos com você muitas das razões menos conhecidas para comer laticínios em Shavuot. Certifique-se de testar seus amigos! Aqui estão os 11 principais motivos:

Nós comemos laticínios em Shavuot porque:

1) Ao comer pelo menos uma refeição láctea durante o feriado – juntamente com a refeição tradicional de carne para festas -, somos forçados a usar pães separados. Esses dois pães diferentes (um para as refeições de carne e outro para as laticínios) têm como objetivo relembrar a oferta especial de dois pães oferecidos no Templo Sagrado.

2) Como o povo judeu recebeu as leis de Kashrut pela primeira vez, eles aprenderam que o modo como preparavam a carne até agora não era kosher … junto com todos os pratos! Como tal, eles não tiveram escolha a não ser comer laticínios básicos até que pudessem mais uma vez preparar a carne.

3) A Torá é comparada ao leite e mel, como diz no Cântico dos Cânticos 4:11.

4) O leite simboliza a pureza … e não há nada mais puro que a Torá.

5) A palavra leite, em hebraico, tem o valor numérico de 40, que lembra que Moisés esteve na montanha por 40 dias antes de receber a Torá.

6) A proibição de comer leite e carne segue imediatamente após o mandamento de observar o feriado de Shavuot na Torá. Assim, em Shavuot, temos uma refeição com laticínios e uma refeição com carne … tomando cuidado para não misturar os dois! (Veja Êxodo 23:19)

7) Tradicionalmente, o leite é armazenado em recipientes simples de vidro ou barro … Nunca em recipientes sofisticados ou sofisticados. Da mesma forma, apenas quem é humilde e não é altivo, merece apreciar e observar completamente a Torá.

8) Moisés começou a amamentar (ou seja, beber leite) no mesmo dia em que Shavuot é observado – o sexto de Sivan.

9) Quando os judeus aceitaram a Torá, eles foram considerados recém-nascidos de novo. O que os recém-nascidos bebem? Leite!

10) Alguns dizem que antes da Torá era proibido extrair leite de um animal vivo para consumo humano. Depois que a Torá foi dada, tornou-se permitida.

11) Outro nome para o Monte Sinai – onde a Torá foi dada – é o Monte Gavnunim. A palavra Gavnunim se assemelha à palavra hebraica para queijo: Gevina.

[https://unitedwithisrael.org/shavuot-why-we-eat-dairy/]

Uma lição de Shavuot: cada ato de bondade é especial

Até os pequenos atos rotineiros de bondade podem ser elevados e igualados aos maiores atos de auto-sacrifício.

Esta semana celebraremos o feriado de Shavuot. Shavuot é o dia em que recebemos a Torá no Monte Sinai, 50 dias depois de deixar o Egito.

Além do tema geral da Torá em Shavuot, há também o tema de Rute – a princesa moabita que se converteu ao judaísmo. A razão pela qual Rute é uma parte importante de Shavuot é porque o povo judeu também foi considerado convertido quando aceitou a Torá em Shavuot. Portanto, um tema de conversão, ou, mais precisamente, compromisso com a Torá está em ordem. Ruth se destacou nessa área.

Como parte de nosso reconhecimento a Rute, o Livro de Rute é lido em Shavuot. A história começa com Rute, uma princesa moabita, que era a nora dos judeus Naomi. O marido de Naomi, Elimelech, e seus dois filhos, Machlon e Kilyon, moravam na terra de Moabe, do outro lado do Mar Morto, na Jordânia.

Infelizmente, Elimelech, Machlon e Kilyon morreram. Após essa tragédia, Noemi decidiu deixar Moabe e retornar à Terra de Israel, onde nasceu. A nora, Ruth, insistia em ir com ela.

Viúvos e sem um tostão, foram para a Terra de Israel. Procurando comida e caridade, Ruth se deparou com um campo pertencente a Boaz, parente do falecido Elimelech (ex-sogro de Ruth). Boaz era um dos líderes do povo judeu na época. Quando Boaz soube que um parente dele estava procurando comida, ele providenciou para Ruth tudo o que ela e Naomi precisavam para viver.

Quando Boaz finalmente conheceu Ruth, ele disse: “Disseram-me tudo o que você fez pela sua sogra … e que você deixou sua mãe e pai e seu local de nascimento e veio para cá, para uma nação que você não conhecia.” (Rute 2:11).

Os comentaristas explicam que, nas entrelinhas dessas palavras, Boaz estava sugerindo a Ruth que ela seria a mãe da realeza. No mérito desses dois atos de bondade, mantendo a sogra imigrando para a Terra de Israel e se convertendo ao judaísmo, ela seria a precursora do rei Davi, do rei Salomão e, por extensão, do Messias.

Dizem-nos que Boaz, que acabou se casando com Rute, mencionou suas duas ações nesta ordem específica: primeiro, sua lealdade a Noemi e depois se converter à fé hebraica. Isso parece implicar que o primeiro ato de bondade é igual ao seu segundo ato de bondade. Em outras palavras, os dois atos juntos lhe valeram o mérito de sua grande recompensa.

A pergunta é feita: esses dois atos de bondade estão realmente em pé de igualdade? Um deles foi um ato incrível de auto-sacrifício. Ela abandonou a vida de uma princesa pela vida de uma viúva pobre em uma terra estrangeira. Ela deixou a cultura moabita e abraçou a religião judaica. Isso era algo completamente inédito, se não completamente insano. Imagine! Rute passou da vida no palácio para implorar por grãos em um campo estrangeiro!

Seu outro ato foi certamente especial, mas foi um pouco mais “rotineiro”. Muitas mulheres boas permanecem leais às sogras, mesmo após a morte de seus maridos. Por que esse ato lhe valeu tanto mérito?

Explicou que mesmo os pequenos e “rotineiros” atos de bondade podem ser elevados e igualados aos maiores atos de auto-sacrifício. A sinceridade de Ruth em tudo o que ela fez elevou todos os seus atos. Como se costuma dizer, não é a quantidade, mas a qualidade.

Ao nos aproximarmos de Shavuot e celebrarmos a aceitação da Torá, lembremo-nos que, aos olhos de Deus, todo ato de bondade é especial. Temos que garantir todos os atos de bondade com sinceridade e devoção, para que também merecemos recompensas maiores do que o esperado.

[https://unitedwithisrael.org/a-shavuot-lesson-each-act-of-kindness-is-special/]


Publicado em 29/05/2020 08h03

Artigo original:


Achou importante? Compartilhe!


Assine nossa newsletter e fique informado sobre as notícias de Israel, incluindo tecnologia, defesa e arqueologia Preencha seu e-mail no espaço abaixo e clique em “OK”: