Rabino da Judéia defende cristãos contra o tsunami de ataques ‘anti-God’ direcionado para igrejas

A porta de uma igreja católica romana sofre queimaduras por bombas de gasolina e tinta durante um ataque sectário (Shutterstock)

Uma onda de vandalismo e ataques contra igrejas segue uma chamada de um líder do Movimento Black Lives Matter, mas um rabino que mora na Judéia está combatendo a violência com uma chamada “para que os crentes em Deus se unam e se defendam.”

O Rev. Edivaldo da Silva, pároco de três anos na Igreja Católica Good Shepherd, em West Kendall (sudoeste de Miami-Dade, Flórida), entrou em sua igreja na quarta-feira apenas para descobrir, para seu desespero, que a estátua de Jesus havia sido decapitada e tombada de seu pedestal.

“Este incidente entristeceu a comunidade paroquial”, afirmou a igreja em comunicado. “É muito cedo para chegar a alguma conclusão, mas vimos outras igrejas vandalizadas em todo o país. “Condenamos” totalmente essa ação. Convidamos nossa comunidade a orar pela paz.”

Em um incidente separado, uma congregação católica em Ocala, várias horas ao norte de Miami, foi atacada no sábado pela manhã enquanto se preparava para a missa. Um homem de 24 anos foi acusado de agredir seu veículo na igreja antes de incendiá-lo. Ele foi preso e enfrenta várias acusações, incluindo tentativa de assassinato. A polícia disse que o autor disse que ele estava em uma missão e se opôs à Igreja Católica.

Na noite de sábado, uma estátua de Maria, mãe de Jesus, localizada fora da igreja da paróquia de São Pedro, na Bowdin Street, no bairro de Dorchester, em Boston, foi incendiada.

Uma estátua de Maria no jardim da Igreja Católica de Santo Estêvão em Chattanooga, Tennessee, foi profanada por ter sua cabeça cortada. A polícia disse que não conseguiu encontrar a cabeça da estátua e que, como o incidente aconteceu em uma igreja, poderia ser visto como um crime de ódio. Autoridades disseram que a Homeland Security foi notificada sobre o incidente.

Também no sábado, um incêndio devastou a Missão San Gabriel na Arquidiocese de Los Angeles, uma missão de 249 anos fundada por St. Junípero Serra.

Em 10 de julho, a Diocese de Brooklyn anunciou que a polícia de Nova York estava investigando a vandalização de uma estátua de Mary, de 100 anos, na Cathedral Prep School e no Seminário em Queens.

Em 19 de junho, 20 de junho e 4 de julho, as estátuas de St. Junipero Serra foram derrubadas em três cidades da Califórnia.

Esses ataques ocorrem apenas duas semanas depois que Shaun King, um controverso líder do movimento Black Lives Matter (BLM), pediu a expansão da destruição de estátuas de figuras históricas para incluir igrejas e a figura cristã de Jesus, que o Novo Testamento descreve como sendo um judeu de Belém, mas King descreveu como um “europeu”.

“Judeus e cristãos têm um passado bastante horrível, mas estamos entrando em uma nova era da história. O atual aumento da violência não é alimentado pelo desejo de livrar o mundo do racismo, mas pelo desejo de livrar o mundo de Deus. Chegou a hora de os crentes em Deus se unirem e se defenderem.”

Além disso, no fim de semana passado, policiais de San Diego disseram que um incêndio na igreja Batista de Calvary às 12:30 da manhã de domingo era “suspeito” e estava sendo investigado pela equipe de greve Metro Arson do departamento.

Um rabino ortodoxo israelense da Judéia está pedindo aos judeus de todo o mundo que defendam os direitos cristãos, já que suas liberdades religiosas estão sendo ameaçadas e atacadas. O rabino Jeremy Gimpel, da Irmandade Terra de Israel, vive em uma fazenda na Judéia, mas ele está profundamente conectado a judeus e cristãos ao redor do mundo através de sua iniciativa educacional destinada a ensinar sabedoria e oração bíblica a todos os que buscam origens em todo o mundo.

“O próprio Deus está sob ataque e todos os crentes precisam trancar as armas quando fazemos a transição para este novo estágio da história”, disse o rabino Gimpel. “Sinagogas estão sendo vandalizadas, igrejas estão sendo atacadas. O que mais precisa acontecer até que os crentes percebam que estamos no mesmo barco e, em um sentido muito profundo, estamos conectados através do nosso amor à Bíblia e da nossa crença no Deus de Israel.”

A avaliação do rabino não pôde ser mais precisa. Na quarta-feira, duas sinagogas da Reforma em Sarasota, Flórida, Temple Sinai e Temple Emanu-El, foram vandalizadas com suásticas e outras mensagens odiosas não especificadas. É a segunda vez que o templo Emanu El é atacado nos últimos quatro meses. Em abril, as suásticas foram pintadas com spray nas portas da sinagoga.

O rabino viu sua irmandade multinacional de várias religiões como a resposta da pré-Casa de Oração por Todas as Nações a essa onda de ódio anti-Deus.

“A Fazenda Arugot é a primeira do tipo”, disse o rabino Gimpel. “Os profetas de Israel imaginavam que um dia pessoas de todo o mundo iriam visitar Israel, não para visitar as praias de Tel Aviv, mas para procurar Deus e espiritualidade. Somos pioneiros em uma nova visão para o turismo israelense – o turismo espiritual.”

Mas tudo isso parou com a propagação do vírus Corona. Proibição internacional do turismo.

“Com o nosso centro de educação física fechado, tivemos que pensar imediatamente. Se não podemos levar as pessoas para a Judéia e mergulhá-las em uma experiência bíblica, precisamos levar uma experiência bíblica da Judéia para o povo.”

Eles iniciaram a The Land of Israel Fellowship, uma reunião virtual que se espalhou para centenas de famílias de 26 países diferentes. Com sessões ao vivo de ensinamentos bíblicos e oração, eles estabeleceram uma plataforma que une os crentes em Deus de diversas origens. Alguns estão chamando a Irmandade de uma casa virtual de oração para todas as nações.

“A maioria dos membros da Irmandade são judeus e cristãos. Temos uma freira católica que se une a nós, uma budista e uma muçulmana. Mas somos um exemplo vivo de crentes se unindo nestes tempos de divisão. É claro que temos diferenças teológicas, mas nossa unidade e força vêm de nossas crenças fundamentais que transcendem a teologia. Acreditamos em um Deus, moralidade, família, que todas as pessoas são criadas à imagem de Deus. Está na hora de permitirmos que os valores e o espírito da Bíblia nos unam e não permitir que nosso entendimento teológico da religião nos divida.”


Publicado em 19/07/2020 19h52

Artigo original:


Achou importante? Compartilhe!


Assine nossa newsletter e fique informado sobre as notícias de Israel, incluindo tecnologia, defesa e arqueologia Preencha seu e-mail no espaço abaixo e clique em “OK”: