O maior e mais longo estudo bíblico do mundo

Homens judeus carregam rolos da Torá enquanto dançam durante as celebrações do Simchat Torá no Muro das Lamentações na Cidade Velha de Jerusalém, 10 de outubro de 2020. Judeus marcando o fim do ciclo anual de leitura da Torá e o início do próximo ciclo. Foto de Yonatan Sindel / Flash90

O oitavo dia da Festa de Sucot marca a alegre celebração da virada da Torá (Simchat Torá), onde o estudo de Deuteronômio foi concluído e o estudo de Gênesis começou.

Este é meu terceiro ano de leitura / estudo da Torá em sincronia com o plano de leitura judaica, que divide os primeiros cinco livros (Torá) em seções (ou parashat) que são lidos ao longo de um único ano.

No início do meu trabalho com Gidon (Ariel), lembro-me de caminhar com ele pela Ha-Nevi’im St. (Profetas St.) em Jerusalém enquanto discutíamos os prós e contras de várias maneiras de tornar as porções da Torá disponíveis no Root Fonte. Lembro-me de perguntar a ele:

“Então, se uma porção for lida por semana, isso perfaz 52 porções?”

Ele sorriu e disse: “Não exatamente.”

Então lembrei que cerca de um em cada três anos é um ano bissexto, adicionando um mês extra ao calendário, e então tentei me corrigir:

“Oh, então existem 56, por causa do extra ‘mês bissexto’ de Adar II?”

Ele sorriu novamente e disse: “Não exatamente.”

Esse “não exatamente” demorou um pouco para se acostumar e só depois de passar por isso um segundo ano completo, no ano passado, é que começa fazendo mais sentido. Se você olhar na Fonte Raiz, temos um canal chamado Shabat Shalom, ensinado por Sondra Baras, onde você encontrará 58 porções de ensinamentos da Torá listados. Parte do “não exatamente” de Gidon é encontrada no fato de que o sábado durante a semana da Páscoa e a semana de Sucot têm leituras especiais no Shabat.

Mas manter tudo certo é muito fácil, porque o primeiro artigo de nosso boletim informativo de cada semana lista a porção da Torá lida para aquela semana em particular. Este é sempre o nosso primeiro artigo na newsletter, como forma de honrar a Deus e colocá-lo em primeiro lugar.

Além disso, listamos a leitura do Haftarah, que geralmente é dos Profetas, ou Nevi’im.

Três livros que podem ajudar

Além das leituras reais, em cada um desses três anos, decidi um comentário para acompanhar a minha leitura. O objetivo principal deste artigo, então, é compartilhar minhas experiências com cada um.

No primeiro ano, concentrei-me no ArtScroll Chumash. A palavra “chumash” é hebraico para “um quinto”, que se refere aos Cinco Livros de Moisés. ArtScroll é uma tradução bem pensada para o inglês que usa palavras que são consistentes com a compreensão judaica tradicional das escrituras. Também inclui um comentário quase versículo por versículo que escolhe alguns dos comentários mais citados em cada versículo por mais de uma dúzia de rabinos famosos ao longo dos tempos.


Não acertei meu ArtScroll Chumash quando comecei o Genesis, mas esperei até o início de dezembro para pedi-lo como presente de Natal! Mas eu mal podia esperar e pedi permissão à minha esposa para abrir o presente dela para mim mais cedo e começar a estudar! Então descobri por mim mesmo, assim como Marvin Wilson, autor de Nosso Pai Abraão, há muito disse, que estudar as escrituras com os judeus é “sempre interessante e frequentemente complementar”.

O ArtScroll Chumash que uso é um conjunto de cinco volumes – um livro para cada um dos cinco livros da Torá. Embora ler uma porção da Torá direto possa levar apenas uma hora por semana, ler cada palavra do ArtScroll significava que o estudo da porção da Torá levaria pelo menos quatro horas, pelo menos para mim.

No segundo ano, comecei estudando o Midrash de Paulo junto com as porções da Torá. Portanto, meu comentário precisava ser muito mais curto. Eu encontrei uma boa solução com um livro de Sondra Baras chamado Shabat Shalom. Ela escreve um breve ensaio que pode ser lido em apenas cinco minutos, geralmente vinculando aquela porção da Torá a algo relacionado ao sionismo bíblico e ao desenvolvimento do coração da Judéia e Samaria.


Embora levemos a série de ensinamentos de Sondra sobre as porções da Torá na Fonte Raiz, seu livro é diferente dos ensinamentos, embora o nome seja o mesmo. Você pode comprar o livro dela aqui.

Mas este ano, é minha alegria começar uma joia de um livro, que foi ideia de uma mulher cristã da Noruega, Britt Lode, chamado The Light from Zion, que reúne o trabalho de doze rabinos, cada um escrevendo em várias porções da Torá durante o ano.


Este livro é maior e mais longo do que o Shabat Shalom, mas não muito. Espero que as redações levem apenas cerca de 10 a 15 minutos por semana.

Os escritores incluem: Rabino David Aaron, Rabino Dr. Nathan Lopes Cardozo, Rabino Levi Cooper, Rabino Yehoshua Friedman, Rabino Moshe Goldsmith, Rabino Moshe D. Lichtman, Rabino Gedalia Meyer, Rabino Chanan Morrison, Rabino Zelig Pliskin, Rabino Chaim Richman, Rabino Shlomo Riskin, Rabino Naphtali (Tuly) Weiss, Gidon Ariel e Rabino Abraham Isaac Kook.

Embora Gidon tenha ajudado Britt a dar vida a este livro há vários anos, esta é a primeira vez que dedico um tempo para lê-lo. Quando comecei, fiquei impressionado com algumas das palavras de Britt Lode quando ela descreveu sua intenção:

Deus quer nossa obediência e nosso coração, que caminhemos humildemente com Ele … Então a questão é quem pode nos ensinar como trilhar os caminhos hoje? Quem pode nos ensinar tudo o que Deus nos ordenou? Já se passou muito tempo desde a revelação no Sinai, onde Moisés recebeu os mandamentos de Deus, então, onde podemos encontrar o conhecimento e a sabedoria sobre eles hoje? Baruch Hashem (graças a Deus) Deus organizou tudo muito bem em Seu Reino. O próprio rei confiou à tribo de Judá, os judeus, as próprias palavras de Deus. Ele lhes deu autoridade e mandato para administrar e cuidar da lei (Gênesis 49:10). E Ele manteve os judeus vivos … Eles não “se perderam” como as outras dez tribos. Eles preservaram a Torá muito bem, nem mesmo uma geração falhou em proteger e manter a sabedoria e os tesouros da Torá e em passá-la para a próxima geração. Os rabinos de hoje são os representantes da Torá, a lei, em nossos tempos. Eles são nossa conexão com Moisés e o Monte Sinai.

Você pode comprar este livro do Root Source aqui.

Para concluir

Eu descobri que o estudo da Torá é enriquecedor em vários níveis. Aqui estão algumas das coisas que tenho encontrado:

Como milhões de pessoas estão lendo essas passagens na mesma semana em que as estou lendo, me sinto parte de algo muito maior do que eu.

Como gerações e gerações têm lido essas passagens todos os anos, ao longo do tempo, sinto-me parte de algo muito mais longo do que minha própria vida.

As instruções detalhadas sobre a construção do tabernáculo e o serviço do sacerdócio estão começando (apenas começando) para revelar sua beleza e intenção.

Estou descobrindo quanto do resto da Bíblia está oculto na Torá. Você pode ter ouvido dizer que tudo no Novo Testamento pode ser encontrado escondido no Antigo Testamento. Mas você já ouviu dizer que tudo no Tanakh é encontrado escondido na Torá? A Torá é a semente para tudo o mais, ao que parece.

O calendário hebraico é o calendário de Deus. Comecei a ver como o trabalho que Deus faz na terra está sincronizado com o calendário que ele criou. O resultado do meu estudo de Torá me fez sentir muito mais “alinhado” e menos surpreso com o trabalho que Deus está fazendo em uma escala maior, ao longo do ano.

O povo judeu sabe há muito tempo que os eventos no mundo maior em uma determinada semana são frequentemente encontrados e explicados na porção da Torá daquela semana. Acredito que isso cria neles uma atitude de expectativa. As pessoas que passaram anos estudando Torá descobriram que olhavam para o futuro com expectativa sobre o que Deus poderia fazer na próxima semana? Pode ser pressuposto e às vezes previsto?

E, finalmente, eu ouvi dizer dos judeus que eles não apenas lêem a Torá todas as semanas, mas a Torá os lê (coletivamente). Eu estava “pessoalmente preparado” para ouvir esse pensamento anos antes, por meio de um professor cristão que disse: “Nós não apenas lemos Salmos, mas os Salmos nos lêem”.

A Torá é o maior e mais antigo estudo bíblico do mundo.

Existe alguma coisa nova sob o sol?

Shalom.


Publicado em 28/09/2021 17h00

Artigo original: