Rosh Hashaná: A fé é nossa âncora em um mundo imprevisível

Equilibrar o clima alegre de férias em Rosh Hashana com a natureza solene do Dia do Julgamento nos lembra que a fé em Deus é o que nos mantém no caminho certo da vida.

Em um dia normal da semana, a oração principal, a Amidah, contém dezenove bênçãos. No Shabat, ele contém sete.

No entanto, em Rosh Hashaná, ele contém nove: as três bênçãos de abertura, que são as mesmas todos os dias do ano, as três bênçãos finais, que também são as mesmas todos os dias do ano e três bênçãos “médias”, únicas para Rosh Hashaná.

Uma dessas três bênçãos do meio se refere a Deus como rei no mundo, uma se refere ao fato de que nada é esquecido diante de Deus e a outra é sobre o papel do shofar na história judaica.

Por que a oração de Rosh Hashaná é especificamente com nove bênçãos?

O Talmud diz que os sábios instituíram uma oração de nove bênçãos para recordar a famosa oração de Chana, na qual Deus é mencionado nove vezes.

A história de Chana é lida no primeiro dia de Rosh Hashana. Chana era estéril. Ela foi casada por muitos anos, mas não teve filhos. Ela fazia uma peregrinação anual ao Mishkan, o Tabernáculo em Shilo (O Tabernáculo era o Templo Sagrado, antes da construção do verdadeiro e permanente Templo Sagrado em Jerusalém) para orar pelas crianças.

Chana ficou especialmente perturbada por não ter filhos, porque a outra esposa do marido, Penina, lhe deu vários filhos. Na verdade, Penina até provocava Chana pelo fato de não ter filhos. Chana sentiu-se envergonhada e inútil. Ela chorou muito. As orações de Chana foram finalmente respondidas em um Rosh Hashaná e, nove meses depois, ela deu à luz um filho que cresceu para se tornar o profeta Samuel.

A história de Chana não é meramente uma história comovente. Parece ser um princípio e uma mensagem fundamentais para todo o Rosh Hashaná. Não apenas lemos a história na íntegra no primeiro dia de Rosh Hashaná, mas, como mencionado, temos até uma oração especial, recitada nos dois dias de Rosh Hashaná (o serviço Mussaf mais longo do ano, de fato!), Que foi formulado com nove bênçãos para recordar mais uma vez a história de Chana.

O que está acontecendo aqui? Por que a história de Chana é tão central em Rosh Hashana?

É explicado que a oração de Chana é especialmente importante porque mostra que a vida é cheia de altos e baixos. Por exemplo, Penina teve pelo menos 7 filhos e, eventualmente, Chana. No entanto, com cada criança que Chana teve, um dos filhos de Penina morreu! Quem teria pensado? Deus pode tornar o rico pobre e o pobre rico, no bastão de um cílio.

A sorte de uma pessoa pode mudar sem aviso prévio. E assim Chana nos diz: “Não sejas orgulhoso de vocês que são poderosos … você nunca sabe quando pode cair e o fraco surgirá.”

A mensagem de Chana é verdadeiramente a mensagem de Rosh Hashana: a vida é imprevisível. Não temos ninguém em quem confiar, exceto Deus.

E assim é. Rosh Hashaná é o dia do julgamento. Nós oramos, oramos, oramos. Preocupamo-nos com o tipo de ano que vamos ter. Um pouco de medo e ansiedade, talvez. Mas, por outro lado, também comemoramos. Temos refeições elaboradas, carne e vinho finos e vestimos nossas melhores roupas. Como devemos lidar com os dois temas?

A resposta a esta pergunta vem do shofar. O shofar é um belo chifre de carneiro. Frequentemente longo e elaborado, curvado e até vidrado. É um belo objeto ritual. Mas que tipo de som o shofar faz? Faz um som de choro, um gemido, um som staccato.

Sua aparência externa deixa alguém desavisado em relação ao tipo de som que o shofar faz. É bonito por fora, mas produz um som um tanto triste.

Este é o segredo para observar adequadamente Rosh Hashaná. Por fora, devemos ser bonitos, felizes e bem alimentados. Mas por dentro devemos ter essa atitude chorosa, o clamor interno de esperança e oração por um doce ano novo.


Publicado em 06/10/2019

Artigo original: https://unitedwithisrael.org/rosh-hashana-faith-is-our-anchor-in-an-unpredictable-world/


Achou importante? Compartilhe!



Assine nossa newsletter e fique informado sobre as notícias de Israel, incluindo tecnologia, defesa e arqueologia. Preencha seu e-mail no espaço abaixo e clique em “OK”: