‘Ninguém foi fácil comigo’, diz pilota da IAF

Tenente N. | Foto: Oren Cohen

A tenente N., uma das três mulheres a terminar o 180º curso de pilotos da IAF, é a terceira geração de sua família a voar na Força Aérea de Israel.

Base da Força Aérea de Hatzerim, final de junho: Novos graduados em macacões do 180º curso de pilotos da IAF estão de pé na frente de uma fileira de aviões do 102º Esquadrão.

Quatro pares de pilotos e navegadores seguem para os aviões Lavie, incluindo o tenente N, um navegador e uma das únicas três mulheres a se formar em sua classe. Normalmente, N. chegava carregando seu capacete e o colocava ao lado do avião. Agora, à sombra do coronavírus, todos chegam protegidos.

N. passa a mão sobre o avião para garantir que está tudo bem, que não haja rachaduras nas asas, nenhum pássaro preso no motor. Mais tarde, ela ficará em frente à aeronave para garantir que ela esteja equilibrada. É uma verificação de rotina e um momento particular com a aeronave dela.

“É a minha pequena cerimônia”, explica N. depois, com um sorriso tímido. “Um momento em que me conecto ao avião. Gosto de olhar para ele e pedir que seja bom para mim, para que não haja problemas. Da mesma forma que algumas pessoas acreditam que você precisa entrar em uma nova casa à direita pé.”

N. sobe para o banco traseiro do Lavie. É uma aeronave italiana relativamente nova, usada apenas em Israel por seis anos e para treinamento. Os motores começam, as rodas começam a se mover e, em um momento, o avião dispara para a frente na pista e desaparece no céu. Três outros seguem.

Menos de meia hora depois, N. está de volta ao chão, correndo para estudar seu vôo na sala do esquadrão. Após cada voo, o desempenho é avaliado e os pilotos e navegadores aprendem o que podem melhorar. N. voa no Lavie há um ano e meio, depois de dezenas de horas em aeronaves de treinamento menores.

CAPTION

Apesar de ser uma das 59 mulheres a se formar no curso de pilotos desde o início da Força Aérea de Israel, N. permanece modesto.

N. estava perto do fim de seu serviço obrigatório quando ingressou no curso e, aos 24 anos, era uma das cadetes mais velhas. Seus olhos são claros e bonitos, e ela fala rapidamente e com confiança. Ela já é bacharel em política e governo.

N. vem de uma longa fila de funcionários da IAF. O avô dela, Brig. O general (aposentado) Amichai Shmueli, 84 anos, foi comandante do 117º Esquadrão durante a Guerra dos Seis Dias de 1967 e comandante da Base da Força Aérea de Hatzerim durante a Guerra do Yom Kippur de 1973. Dois de seus três filhos serviram como pilotos da IAF. O tio materno de N. também foi piloto.

Seu pai, tenente-coronel Y., 55 anos, era um piloto de combate que voava em aeronaves Kfir e Skyhawk. Ele comandou um esquadrão de Uvda e, sete anos atrás, tornou-se instrutor de vôo nas reservas. Desde 2006, ele é um piloto civil da El Al (atualmente ele está em licença). Sua mãe, uma cientista, prestou serviço militar como balconista de operações do 102º Esquadrão.

A irmã mais nova de N. ensina simuladores de vôo em Hatzerim. Às vezes eles se encontram na base.

Tenente N. com o pai, Tenente Coronel Y. à direita, e avô, Brig. Gen. (ret.) Amichai Shmueli (Cortesia)

N. nasceu em Hatzerim, onde sua família morava. Quando ela tinha cinco anos, eles se mudaram para a Base Uvda e de lá para Reut. No ensino médio, ela se especializou em física e teatro. Em 2014, quando se alistou nas forças armadas, ela completou um curso para treinar pilotos em simuladores e, em seguida, serviu como instrutora na Base Palmachim, o que exigiu que ela se matriculasse em serviço prolongado.

“Eu nunca sonhei em ser piloto ou algo assim”, diz N. sorrindo. “Quando me alistei, eles não me convidaram para participar do curso de pilotos, e eu não perguntei. Os outros trabalhos pareciam interessantes e desafiadores o suficiente.”

Ela treinou centenas de pessoal aéreo em simuladores, mas somente no terceiro e último ano começou a ver a atração de voar.

“De repente, comecei a ficar mais interessada no que os pilotos estavam fazendo e queria passar para isso. O desejo de entrar no curso cresceu a partir daí”, diz ela.

Seus pais não a empurraram nessa direção.

“Não éramos loucos pela idéia, porque conhecíamos os perigos desse caminho”, diz o pai dela, Y. “Conhecemos as dificuldades do curso. Os cadetes estão sempre sob pressão e sabíamos que estaríamos tensos. em todas as etapas dos exames e cortes. Todos os meses, todos são “grelhados” e sempre testam seu desempenho e habilidades. É uma pressão enorme.

“Dissemos a ela o que nos disseram quando crianças: ‘Se você quiser, vá em frente.’ Nós sabíamos que ela teria. Ela sempre teve grandes aspirações e grandes habilidades “, acrescenta o pai.

N. foi aprovado para experimentar o curso. Ela passou nos necessários exames médicos, psicológicos e de personalidade.

“De repente, eu não tinha 100% de certeza de que era o que eu queria fazer. Demorei alguns dias para decidir se eu queria começar o curso em julho ou receber alta. Eu não tinha grandes planos de vida. após a minha alta, não havia nada específico que eu quisesse estudar ou qualquer grande viagem que eu tivesse planejado.No final, eu disse que, se me arrependesse, poderia receber alta na fase inicial do curso. por sete anos de serviço de carreira “.

Lt. N. with her sister as children at Hatzerim Air Force Base (Courtesy)

Ela chegou aos testes pré-curso e ficou feliz ao ouvir o nome dela como tendo sido cortado. A bateria do celular estava descarregada; ela pegou emprestado o celular de outra pessoa e ligou para os pais, que disseram que estavam orgulhosos.

Seu curso começou em 13 de julho de 2017, três dias após a data original da alta.

“Para outros, foi o primeiro encontro com o exército. Para mim, foi mais serviço … Do posto de sargento, voltei a seis meses de treinamento básico, com horários e dormindo em tendas”, diz ela. “Mas eu gostei.”

O curso de pilotos é dividido em várias etapas. Os dois primeiros compreendem um ano de treinamento no solo, que inclui treinamento básico e teoria, condicionamento físico, liderança, etc. Em seguida, os cadetes são divididos em várias trilhas, como combate, transporte, etc. Isso é seguido por um ano de estudos acadêmicos e seis meses de treinamento avançado, quando eles realmente voam.

“As coisas pelas quais você passa no curso, com todos os outros, fazem todos bons amigos. Houve um momento em que tivemos que navegar em pares. Fui emparelhado com K. e cada um era responsável por uma parte da navegação. Nós começamos a nos perder, não conseguimos encontrar nosso caminho e estávamos com pouco tempo.Nós percebemos que tínhamos falhado, e os comandantes nos disseram para abrir nossos mapas, como é quando um instrutor de direção acerta o freio para você.

“No fim, percorremos 22 km. Sem saber para onde estávamos indo. Tivemos algumas horas para nos conhecermos, conversar”.

N. não passou no primeiro teste no avião de treinamento Efroni [T6 Texan II]. “Foi realmente difícil para mim. Não apenas por ter falhado em um teste, mas por ser um teste que eu deveria fazer sozinho depois de passar. Fiquei decepcionado comigo mesmo, frustrado porque sabia que poderia ter um bom desempenho, mas não tinha. ”

Tenente N. com seus pais e duas irmãs (Cortesia)

“Dois dias depois, fui testado novamente, desta vez com um milhão de por cento de motivação para ter sucesso, e passei. Voei por meia hora com o examinador, depois o deixei e voei novamente sozinho. Só eu e o avião, sozinho no céu.

“Voar é uma loucura”, diz ela, com a mão apoiada no coração. “É uma sensação incrível, uma sensação de poder, com muita responsabilidade. A força aérea dá a você um avião, sozinho, e você precisa decolar, voar e pousar por conta própria. Tudo depende de você, porque ninguém mais vai pousar o avião “, diz ela.

Os comitês de avaliação durante o curso designaram N. para a pista de combate como piloto. Algumas semanas depois, eles determinaram que ela estava em melhor forma para servir como navegador de combate.

Quando perguntada se ela estava decepcionada com a transferência, N. diz: “Não, pelo contrário. Fiquei feliz por ainda estar no curso. Pensei que eles estavam me dando uma chance de desempenhar um papel em que eu seria bom. Não entrei com o sonho de ser piloto, não tinha um trabalho específico em mente “.

Como parte de seu treinamento, os navegadores de cadetes voam com pilotos que concluíram o curso seis meses antes deles.

“Então, nós voamos com os amigos do curso à nossa frente. É uma sensação incrível. Por um lado, você está voando com alguém que conhece e com quem se sente confortável, e eles têm a sua idade. Por outro lado, você tem que manter o profissionalismo e permanecer responsável “.

Logo após seu primeiro vôo solo, as famílias dos cadetes foram autorizadas a visitar. Os pais, a irmã e até o avô Amichai de N. chegaram à base onde haviam passado um tempo considerável. Os cadetes ainda voavam em seus vôos de treinamento, com os pais assistindo do lado da pista.

Amichai, que já viu muitos cadetes pilotando aviões, ficou comovido.

Tenente N. no cockpit de um avião (Oren Cohen)

“É inacreditável. De repente, vejo essa garota, que chorava na escola infantil, entra no avião e voa”, diz o avô.

Y., o orgulhoso pai, acrescenta: “Quem conhece a profissão sabe que está suando por dentro. Ela não está viajando para o exterior de férias. Quando ela está no avião, é um trabalho árduo, e foi emocionante e cativante vê-la fazendo isso. . ”

Enquanto Y. ainda tem amigos na base, N. diz que ninguém foi fácil com ela.

“Existem certos instrutores com quem eu não viajei porque eles conhecem meu pai. Não seria profissional voar com alguém que serviu com seu pai. Eu não sou o único com histórico familiar na força aérea, e todo mundo sabe que continuamos profissionais e não há favoritismo para os parentes “.

Y. diz: “Ela não foi aceita no curso por minha causa, assim como meus irmãos e eu não fomos aceitos por causa de nosso pai. Ela conseguiu por causa de seus próprios talentos, que são melhores que os meus, porque ela os obteve. da mãe dela “.

N. gosta do fato de os pais dela entenderem o mundo dela “, porque quando eu chego em casa, posso falar sobre um vôo ou sobre o treinamento aéreo de combate, e meus pais entendem do que estou falando. Às vezes, meu pai diz , ‘Você poderia ter abordado dessa maneira’ e demonstrado com as mãos, e eu lhe mostro outra maneira de fazê-lo.

“Por outro lado, meus pais estavam na força aérea há muito tempo e agora são diferentes. Por isso, compartilho experiências e falo com eles menos sobre sistemas de vôo e outras coisas”.

Um total de 250 cadetes iniciou o curso com N. Ela era uma das únicas 40 a se formar – 37 homens e três mulheres.

“As demandas para as meninas são quase idênticas às dos meninos. Além dos padrões físicos no primeiro ano, onde levantamos pesos mais baixos para evitar lesões. Além disso, ninguém nos deu folga. Fiquei feliz por haver outras meninas, éramos boas amigas. A força aérea precisa de pessoal de alta qualidade e não importa se são homens ou mulheres “, diz ela.

N. diz que a maioria das mulheres não pensa que pode concluir o curso de pilotos e chama isso de “uma vergonha”.

“As meninas devem vir e experimentar, mesmo que achem difícil, mesmo que pensem que não terão sucesso. É melhor tentar, e se o pior acontecer, falhar, do que não aproveitar a chance de voar.

“É verdade que existem muitos empregos incríveis para as mulheres no exército, mas estar na linha de frente é uma loucura, e os pilotos estão na linha de frente. Então, sugiro que toda mulher a quem seja oferecida a chance aproveite”, ela pede. .

Amichai diz: “Se hoje existem mulheres diretoras de hospitais, professoras em institutos de pesquisa, não há razão para que não deva haver mulheres-piloto. As meninas podem pelo menos tentar o curso. É difícil, fisicamente, também, mas se elas alta motivação, as mulheres jovens podem fazê-lo como um homem. ”

N. está ansioso para começar a operar operações reais?

“Muito impaciente”, diz ela com um sorriso. “Eu realmente quero começar a trabalhar em turnos.”

“Sinto-me muito confiante no local, mas por enquanto ainda estou no estágio de aprendizado. Estou avançando passo a passo. Pelo que vejo, esse é o estágio para praticar e ser o melhor que posso no que Sim. Levará algum tempo até que eu possa voar nas operações “.

Publicado em 07/07/2020 14h05

Artigo original:

Achou importante? Compartilhe!

Assine nossa newsletter e fique informado sobre as notícias de Israel, incluindo tecnologia, defesa e arqueologia Preencha seu e-mail no espaço abaixo e clique em “OK”: