O coronavírus encerrou todos os feriados judaicos, exceto aquele que é um presságio para a chegada do Messias

Ensaio do sacrifício pascal adjacente ao Monte do Templo (cortesia: Sinédrio)

Pois vejam! “Estou criando um novo céu e uma nova terra; As coisas anteriores não serão lembradas, Elas nunca virão à mente.” Isaías 65:17 (The Israel BibleTM)

Um efeito infeliz e doloroso da pandemia é o cancelamento das celebrações dos feriados. Mas mesmo esse fenômeno social foi descrito pelos sábios como um sinal, ou talvez uma condição necessária, para a era messiânica.

Todos os feriados, exceto Purim, cancelados

O Yalkut Shimoni, uma compilação de comentários rabínicos sobre a Bíblia que se acredita ter sido composto no século 13, afirma que “Todos os feriados serão cancelados no futuro, mas os dias de Purim nunca serão cancelados.” Isso é baseado em um versículo do Livro de Ester.

Por isso, estes dias são lembrados e observados em cada geração: em cada família, em cada província e em cada cidade. E estes dias de Purim nunca cessarão entre os Yehudim, e a memória deles nunca morrerá entre seus descendentes. Ester 9:28

Rabino Berger: Coronavírus trazendo o mundo para Deus

Rabino Yosef Berger, o rabino da Tumba do Rei Davi no Monte Sião, observou que teremos alguns meses até que possamos determinar a exatidão da profecia e se ela se aplica à nossa situação atual.

“Agora temos que esperar para ver se este Purim será celebrado”, disse o rabino Berger. Purim será celebrado este ano em 25 de fevereiro. “Pode ser que este ano, o único feriado que realmente celebramos seja Purim.”

O rabino explicou que o Messias, como todas as profecias, tinha a garantia de se materializar. Embora não seja necessariamente o esperado.

“Todo mundo tem uma imagem na cabeça de como será o Messias”, disse o rabino Berger. “Quando os alunos aprendem este Midrash, eles acham que significa que depois que o Messias chegar, algo que eles acham que saberão com certeza quando acontecer, eles decidirão parar de observar os feriados. O que realmente está acontecendo é que, contra sua vontade, eles estão sendo forçados a agir exatamente como os sábios disseram que fariam na era messiânica. Todos os sinais da geula (redenção) descritos pelos sábios, incluindo o cancelamento dos feriados, cada um está acontecendo.”

O rabino Berger explicou que a pandemia do coronavírus causou o cancelamento dos feriados a fim de trazer o mundo inteiro a uma realização da Redenção.

“Não há nada em nosso tempo que seja mais claramente resultado da intervenção divina do que o coronavírus”, disse o rabino Berger. “É tudo sobre Deus ser o rei, o que mostra que é um sinal do fim dos tempos. Afetou o mundo inteiro, mas, ao mesmo tempo, cancelou todas as celebrações de feriados para todas as religiões, todos os eventos públicos e até mudou a forma como as eleições são realizadas. Duas pessoas podem estar sentadas em uma sala e uma pessoa pode ser infectada enquanto a outra permanece saudável. E como é possível que todos os melhores médicos e cientistas possam estar estudando essa única doença, esse vírus, e ainda haja tantas divergências e tantas coisas que eles não sabem. Isso derruba governos. Isso porque não se trata de ciência. É sobre Deus ser o único rei verdadeiro.”

Rabino Shlomo Katz: Espere o inesperado

Rabino Shlomo Katz enfatizou que a pandemia de coronavírus está transformando muitas práticas religiosas em encarnações que podem ser perturbadoras, mas que estão de acordo com a profecia.

“Vivendo sem feriados, estamos um milhão por cento tendo uma amostra de como o mundo será depois de Mashiach (Messias)”, disse Rabino Katz. “O que estamos vendo é que Hashem (Deus, literalmente ‘o nome) pode cancelá-los, mas se formos teimosos, exigindo que nosso serviço a Deus, nosso mundo inteiro, precise ser do jeito que era, então estamos obstruindo o possível nova luz de entrar no mundo. Estamos recebendo uma nova luz, mas se insistirmos que Mashiach deve ser do jeito que queremos que seja, estaremos impedindo que aconteça”.

“É assustador pensar que um dia voltaremos a orar na sinagoga nos feriados e tudo o que podemos pensar é que é ótimo estar de volta à sinagoga”, disse Rabino Katz. “Precisamos estar prontos para ir mais longe, mesmo que não saibamos como será, mesmo que não seja o que esperávamos.”

“Precisamos ver isso como uma chance de introspecção, de reavaliação, uma chance de crescer e aceitar o inesperado.”

Rabino Katz destacou que o último feriado celebrado de forma normal antes da pandemia foi o Hanukkah, celebrado em dezembro passado. Ele se referiu a um ensinamento do Rebe Nachman de Breslov que citou um Midrash que declarou: “No futuro, todos os sacrifícios, com exceção do sacrifício de Ação de Graças, serão interrompidos. (Midrash Vayikra Rabbah 9: 7)”.

“O Rebe Nachman disse que, como Hannukkah tem tudo a ver com ação de graças, é uma amostra de olam haba (o mundo por vir)”, disse o rabino Katz. “Tem um aspecto eterno.”


Publicado em 21/11/2020 19h55

Artigo original:


Achou importante? Compartilhe!