Oferta de água em Sucot: a celebração mais festiva de todos os tempos

(Pintura: The Temple Institute)

Em Sucot, oferecemos a água sobre o altar, representando seu retorno a Deus, logo depois de nós também termos retornado a Deus em Yom Kippur!

Um dos destaques do feriado de Sucot no Templo Sagrado foi a celebração da Oferta de Água especial, conhecida como Simchat Beit Hasho’eva. Como parte desse evento incrivelmente festivo, as pessoas se reuniam todas as tardes de Sucot na fonte Shilo’ach em Jerusalém, onde a água era retirada para a cerimônia de oferenda de água. A água foi então levada de volta ao Templo, onde foi dada aos Kohanim, os Sacerdotes. Naquele momento, estourou o pandemônio festivo. Houve dança, malabarismo com tochas, orquestras musicais, comida (claro! Todo evento judaico tem comida!) E muito mais.

Essas celebrações noturnas duraram até a hora dos serviços matinais. Todos participaram: homens, mulheres e crianças, gente simples e os maiores estudiosos. Para lhe dar uma ideia de como as comemorações foram grandes, o Talmud ensina: “Quem não viu uma celebração de Simchat Beit Hasho’eva nunca viu uma celebração verdadeira em sua vida”. Após a celebração noturna, a água foi derramada ao lado do altar e a cerimônia foi concluída.

O que está acontecendo aqui? Qual é o significado desta celebração elaborada? Por que até os grandes rabinos deixaram seus estudos para participar? Muito intrigante, não é?

A resposta pode ser encontrada logo no início da Torá, na história da criação.

A Torá explica na história da Criação que no início, o mundo era inteiramente água. Toda a água e, por extensão, o mundo inteiro, estava essencialmente no Céu, perto da presença Divina. No segundo dia da criação, Deus separou essas águas em duas. Fomos então deixados com as águas “acima” e as águas “abaixo”, como os oceanos, rios, nascentes e semelhantes. Nossos sábios nos ensinam que as águas que foram designadas para descer à terra ficaram extremamente perturbadas por terem que estar fisicamente distantes e removidas da presença de Deus.

Dizem que Deus compensou as águas inferiores com … você adivinhou! Deus decretou que as águas inferiores teriam o privilégio de ser a característica e o ponto focal da oferta mais festiva do ano, em Sucot, no Templo Sagrado! Ao serem oferecidas no altar, as “águas inferiores” estavam simbolicamente sendo devolvidas à sua posição exaltada e celestial. Eles estavam mais uma vez perto do criador e no centro de sua e nossa atenção.

Agora podemos entender por que esse evento foi tão festivo e comemorativo, e por que foi realizado em Sucot, o feriado que segue na cauda do Yom Kippur. Yom Kippur é o dia do arrependimento, expiação e perdão, que representa nosso retorno a Deus depois de um ano em que certamente pecamos. Somos como a água!

Em Sucot, oferecemos a água sobre o altar, representando seu retorno a Deus, logo depois de nós também termos retornado a Deus em Yom Kippur! Homens e mulheres, jovens e velhos, leigos e estudiosos … Todos nós queremos estar perto de Deus. A oferta de água, o Simchat Beit Hasho’eva, nos lembra que isso é alcançável. Se a água, mera H2O, pode retornar para Deus, quanto mais podemos nós, que possuímos uma alma divina e somos inerentemente uma parte do Santo bendito seja Ele! Então, levamos a experiência do Yom Kippur para Sucot e celebramos com a água que simbolicamente alcança o que todos nós desejamos!


Publicado em 09/10/2020 01h44

Artigo original:


Achou importante? Compartilhe!


Assine nossa newsletter e fique informado sobre as notícias de Israel, incluindo tecnologia, defesa e arqueologia Preencha seu e-mail no espaço abaixo e clique em “OK”: