Uma Oração Rosh Hashaná poderosa e encorajadora

Homens orando durante as orações anuais ‘slicehot’ (pedindo perdão) que precedem Rosh Hashaná. (Yonatan Sindel / Flash90)

Um dos destaques do culto matinal de Rosh Hashaná é a recitação da oração “Unetaneh Tokef”.

U’netaneh Tokef é possivelmente a oração mais emocionante e assustadora do dia em Rosh Hashaná. A melodia está se movendo. A Arca está aberta. O silêncio pode ser sentido. Aqui está:

“Em Rosh Hashanah será escrito, e no jejum de Yom Kippur será selado – quantos passarão do mundo e quantos serão criados, quem viverá e quem morrerá … quem pela água, e quem por fogo, quem por espada, e quem por feras, quem por fome, e quem por sede, quem por terremoto, e quem por praga, quem por estrangulamento, e quem por apedrejamento, quem ficará em seu lugar, e quem será levado a vagar; que viverá em paz e que suportará tribulações; quem terá tranquilidade e quem sofrerá, quem se tornará pobre e quem se tornará rico, quem será rebaixado e quem aumentará”.

Como se pode ver, ele resume a temporada de Rosh Hashaná a Yom Kippur. Isso nos lembra que estamos à mercê de Deus.

Mas talvez ainda mais comovente do que a própria oração é o autor da oração, e por que ele a escreveu.

O autor foi o rabino Amnon de Mainz, Alemanha, do século 11. O rabino Amnon era um líder rabínico altamente respeitado que também era conselheiro do bispo local. Oficiais da Igreja frequentemente exortavam o bispo a pressionar o rabino Amnon a se converter ao cristianismo. Um dia, o bispo decidiu atender ao pedido e chamou o Rabino Amnon e perguntou-lhe se ele se converteria.

O rabino Amnon explicou que não queria se converter e que não havia razão para ele se tornar cristão. Mas o bispo persistiu e por fim o rabino Amnon “escorregou” inocentemente e pediu “três dias para pensar a respeito”.

O rabino Amnon não conseguia acreditar que havia pronunciado aquelas palavras. Eu não sabia como isso era possível. Ele nunca consideraria abandonar sua fé.

Três dias depois, o bispo chamou o rabino Amnon e perguntou-lhe o que ele decidia.

“Arrependimento, oração e caridade”

Rabi Amnon disse: “Decidi que você deveria cortar minha língua, que falava da possibilidade de eu rejeitar minha fé!”

O bispo ficou com raiva. Em vez de meramente cortar a língua do Rabino Amnon, ele decretou que seus braços e pernas deveriam ser amputados.

Em Rosh Hashanah, pouco tempo depois, Rabi Amnon pediu para ser levado de maca à sinagoga. Em um ponto do culto, ele foi convidado a ser levado à frente da Arca Sagrada, e foram as palavras da oração U’netaneh Tokef que saíram de sua boca. Assim que terminei, morri.

De acordo com a tradição, o Rabino Amnon mais tarde apareceu em um sonho para outro rabino alemão, Rabino Kalonymus. Ele disse ao Rabino Kalonymus que a oração U’netaneh Tokef foi aceita no Céu, e que é uma oração muito poderosa. Desde então, U’netaneh Tokef se tornou uma parte integrante do serviço de oração Rosh Hashaná.

Por mais assustadores que sejam a oração e sua história, as palavras que se seguem são encorajadoras: “Mas o arrependimento, a oração e a caridade eliminam o decreto severo.”

Não importa o quão ruim tenhamos estado ao longo do ano passado, se voltarmos para Deus com arrependimento e boas ações, Ele ficará mais do que feliz em nos aceitar de volta. Ele quer abençoar com tudo de bom. Vamos criar o relacionamento para que Ele possa.


Publicado em 06/09/2021 11h21

Artigo original: