Yom Kippur: As nações também podem se arrepender?

Cena ilustrativa do livro de Jonas (Foto: Shutterstock)

Com o Yom Kippur (Dia da Expiação) chegando, os judeus em todo o mundo estão se preparando para jejuar em um esforço para serem como os anjos enquanto se arrependem e têm seu julgamento final decidido por todos os pecados cometidos no ano de 5779. Mas e as nações? – Eles podem se arrepender também? A resposta a esta pergunta complexa foi dada em uma palestra do rabino Richter em Kfar Tapuach (Apple Village).

A primeira fonte que o rabino Richter discute é um Psikta Rav Kahane no 7º parágrafo em Tanchuma Haazinu diz o seguinte versículo que também é a bênção sacerdotal que afirma: “Deus levantará o rosto e trará sobre você a paz”

O versículo vem do seguinte versículo:

Hashem trata gentilmente e graciosamente com você! (Números 6:25)

Mas em hebraico, o termo usado lasaet panim significa que há favoritismo de um sobre o outro. Portanto, os sábios fazem a seguinte pergunta: Como Deus pode favorecer todo o seu povo? A resposta de acordo com o rabino Richter é que não. “Se uma pessoa se arrepende, ela recebe favoritismo aos olhos de Deus. Mas então eles perguntam se isso inclui o mundo gentio. A resposta é ‘não'”, explica Richter.

Além disso, diz em Micha:

– Quem é um Hashem como Você, Perdoando a iniqüidade E perdoando a transgressão; Quem não manteve Sua ira para sempre Contra o remanescente de Seu próprio povo, Porque Ele ama a graça! (Micha 7:18)

“Os sábios perguntam se esse versículo se aplica a todas as pessoas. Mas os sábios dizem apenas aos herdeiros, ou seja, ao povo judeu”, observa o rabino Richter.

No entanto, por outro lado, no capítulo 10 do Pirkei Rav Eliezer, também no Talmude de Jerusalém, que as nações são “fáceis de se arrepender” – o que significa que estão muito mais próximas do arrependimento, explica o rabino.

“O povo judeu é comparado aos filhos de um rei e, portanto, um pai pode olhar para o outro lado quando peca. É por isso que os judeus podem se arrepender. Mas a relação das nações com Deus é diferente. Eles são servos do rei e para um servo não há espaço para perdoar e esquecer”, acrescentou.

No entanto, o mesmo livro de Bnei Yisaschar também afirma que, embora um rei não tenha permissão para perdoar e esquecer de proteger sua honra, isso só se aplica quando propositalmente desrespeitou o rei. Nesse caso, um rei não deve deixar sua honra de lado e deve, portanto, julgar essa pessoa de acordo. Não há espaço para arrependimento, explica Richter.

Mas se um gentio pecou acidentalmente, então até o gentio tem uma maneira de se arrepender, desde que não tenha sido feito com malícia. É por isso que um gentio pode trazer certos sacrifícios ao Templo.

Veja toda a sua palestra de uma hora abaixo:

Rav Richter Shiur – Os gentios podem se arrepender?


Publicado em 27/04/2022 11h08

Artigo original: