‘O Monte do Templo é nosso’, diz rabino do Muro das Lamentações

Rabino Shmuel Rabinovitch, rabino do Muro das Lamentações (c), visto com o diretor da Fundação do Patrimônio do Muro das Lamentações, Mordechai Eliav (l) e o diretor da Autoridade de Antiguidades de Israel, Israel Hasson. em um sítio arqueológico sob a Cidade Velha de Jerusalém, 16 de outubro de 2017. (Yonatan Sindel/Flash90)

O rabino do Muro das Lamentações, Shmuel Rabinovitch, falou recentemente sobre as visitas judaicas ao Monte do Templo e seu papel como o principal líder judeu responsável pelo local sagrado, dizendo aos jornalistas que ele tem “o trabalho mais interessante que existe”.

Rabinovitch tem sido a principal autoridade judaica no Muro das Lamentações desde 1995 e supervisionou o local desde quando “havia 2 milhões de visitantes, até 12 milhões de visitantes hoje”, disse ele.

Falando com um grupo de jornalistas na Cidade Velha, ele discutiu o número crescente de judeus que visitam o complexo do Monte do Templo – o local mais sagrado do judaísmo e o terceiro mais sagrado do islamismo – a cada ano. O aumento de visitantes provocou a fúria da comunidade muçulmana internacional.

Desde a reunificação de Jerusalém em 1967, o Monte do Templo é administrado pela organização islâmica Waqf da Jordânia. A entidade manteve políticas que proíbem os judeus de adorar livremente no local e exigem que os visitantes judeus sejam supervisionados por guardas armados ao caminhar pelo complexo.

Esse status quo foi questionado nos últimos anos, com o ministro da Segurança Nacional, Itamar Ben-Gvir, prometendo permitir a oração judaica no local.

Os muçulmanos não podem proibir os judeus de visitar locais sagrados

A opinião de Rabinovitch sobre o assunto difere das declarações típicas das autoridades ultraortodoxas sobre as visitas judaicas ao Monte do Templo.

Quando questionados sobre as visitas judaicas ao local, a maioria dos rabinos ultraortodoxos geralmente se concentra na proibição haláchica (legal dos judeus) de visitar o local e evita reconhecer as implicações políticas de uma proibição de fato da oração judaica no complexo.

Mas Rabinovitch fez uma declaração clara enfatizando a soberania israelense sobre o local, dizendo que, embora desencoraje visitas de judeus, ele acredita que visitantes em potencial não devem tomar uma decisão com base no medo de retaliação muçulmana.

“O Monte do Templo é nosso”, disse Rabinovitch. “Eu digo aos meus irmãos judeus para não ascenderem por razões haláchicas. Mas o local nos pertence e não acredito que os muçulmanos devam proibir a ascensão dos judeus ao Monte do Templo”.

Rabinovitch explicou que a razão pela qual ele e outros rabinos ultraortodoxos se opõem às visitas judaicas se deve ao fato de que todos os seres humanos que vivem hoje são ritualmente impuros, de acordo com a interpretação mais estrita da lei judaica.

“Eu mesmo nunca estive” no Monte do Templo, enfatizou. “Não porque não me interesse, e não porque eu não queira… mas porque não podemos ser ritualmente puros o suficiente, não podemos ascender.”

No entanto, muitos dos principais rabinos religiosos sionistas discordam da perspectiva ultraortodoxa sobre a permissibilidade de judeus visitarem o local e, de fato, encorajam os judeus a entrar no complexo.

História judaica e pluralismo na Cidade Velha

Rabinovitch acrescentou que, embora apoie a escavação e outros esforços arqueológicos ao redor do Muro das Lamentações, Israel “nunca cavará sob o Monte do Templo”.

Ele esclareceu que é “devido a razões haláchicas” e não “por causa de questões políticas”.

Quanto à escavação perto do Muro das Lamentações, Rabinovitch disse que “nossas raízes estão aqui em todos os cantos e estamos trabalhando muito para encontrá-las e mostrá-las à próxima geração”.

Desde 1967, disse Rabinovitch, Israel abriu todos os locais sagrados judaicos, incluindo o Muro das Lamentações, para visitantes de todas as religiões.

“Não verificamos aqui se alguém é judeu, cristão ou muçulmano”, disse ele. “Todos podem vir aqui e todos podem orar aqui.

“Não temos o monopólio de Deus. Deus é para todos. Quando o rei Salomão construiu o Primeiro Templo, ele pediu a Deus que aceitasse as orações de todos, independentemente de serem judeus ou não. Isso está escrito na Bíblia.

“Pelo contrário, os muçulmanos não estão permitindo que os judeus cheguem ao Monte do Templo. Alguém que está confiante de que um lugar lhe pertence não precisa torná-lo inacessível aos outros.”


Publicado em 02/02/2023 09h13

Artigo original: